segunda-feira, 21 de março de 2011


Alarming Ring

             É um despertador que vem com dois anéis. Um para cada pessoa.

Ele funciona da seguinte maneira, você coloca um anel no seu dedo, ele tem um elástico que o faz se adaptar a qualquer tamanho de dedo. Quando ele desperta, não faz barulho nenhum, apenas vibra.

Para desativá-lo, basta colocá-lo de volta na base.

É um despertador interessante para quem dorme no mesmo quarto, pois os despertador toca sem incomodar ninguém. Mas principalmente é interessante para surdos.
Confesso que jamais havia parado para pensar em como deficientes auditivos faziam para acordar, por isso esse objeto chamou tanto a mina atenção.

Uma sugestão que acredito ser relevante é em relação ao anel. Acredito que nem todas as pessoas conseguiriam acordar com uma vibração no dedo, talvez se ao invés de anel fosse uma pulseira conseguiria abranger um numero maior de usuários. E outro fator interessante seria atribuir novos meios de fazê-lo funcionar sem a vibração. Talvez quando ele despertasse ele liberasse um cheiro; ou começasse  a pulsar, contraindo e descontraindo repetidamente; desse um pequeno choque bem leve; entre outros.


Fast Lane - The Slide

Outro projeto que também achei interessante, foi este, em que nas escadas do metro, é adicionado um escorregador gigante.




Alem de poupar tempo é divertido.
Imagine só você, indo para o trabalho, num dia comum, cheio de problemas na cabeça, que precisa cumprir o prazo, precisa agradar o seu chefe, esqueceu o aniversario da sua namorada(o), tem que pagas as contas... Sua cabeça esta a mil. Eis que quando você chega no metro, se depara com um escorregador enorme! Você ia querer descer por ele, e se fizesse isso, ia rir, se divertir, esqueceria os problemas, provavelmente tudo voltaria a sua cabeça depois, mas pelo menos você teria um momento de diversão, e com certeza os problemas pareceriam mais leves depois disso. 
Acredito que se fosse colocado um som enquanto a pessoas escorregasse, ou talvez conforme a pessoa fosse escorregando ascendessem e apagassem luzes. Isso poderia deixar o "brinquedo" ainda mais interessante.  

 
 

 


sábado, 5 de março de 2011

A influênciado do design

O design, apesar de muitas pessoas nem se querem saber o que é, ou a sua importância na sociedade, exerce uma influencia muito grande em nossas vidas.
Por exemplo, se eu te mostrar essa foto:
você ia sentir vontade de comer não é? Mas e se eu te disser que a massa desse bolo é de feijão preto?
você ainda comeria?
Em um trabalho da faculdade, o qual o tema era camuflagem, eu preparei um bolo de feijão preto, e o decorei de maneira que parecesse ser um bolo de chocolate. Todos comeram acreditando ser, de fato, um bolo de chocolate. Ao terminar a degustação, revelei o seu verdadeiro sabor. Todos ficaram surpresos e alguns nem quiseram mais comê-lo.
Como você pode ver, o design é crucial para que possamos querer comprar algo. Ou SER algo. Quando olhamos uma revista e vimos uma propaganda onde a modelo aparece linda, mas se sabe o que há por trás de toda aquela beleza. É o que podemos ver neste comercial da Dove.




            As pessoas fazem de tudo, gastam horrores em salões de beleza em busca de algo que nem se quer existe.
           Espero terminar esta postagem tendo a certeza de que consegui mostrar para você, leitor, o quanto o design influência as nossas vidas através dos nossos sentidos. 
           
Existem coisas que não servem para nada, mas é interessante e divertido de se ter, como por exemplo um biscoito com o desenho ou formato de um bicho, isso não serve para nada, mas é divertido pegar o biscoito ver qual o bicho e comer. Não só o bicho né? Afinal tem ate biscoito em formato de Kama Sutra! Criado pela chef Fernanda Ribeiro 



Ha também algo que o design faz que vale a pena ressaltar neste post, que são os ovos de páscoa. 












Muitas vezes vale mais apena comprar uma barra de chocolate do que um ovo, vem a mesma quantidade e muito mais barato. Mas é dessa maneira que o design mexe com os nossos sentidos, usam um papel que remete a presente, fazem aquele embrulho que a gente fica louco pra tirar, quando entramos numa joga ou mercado, passamos um túnel de ovos de páscoa. Já a barra de chocolate não traz a emoção que o ovo de páscoa traz, não da a sensação de estar abrindo um presente, de tirar o papel de alumínio, abrir o ovo e ver o que tem dentro. Isso é algo que mexe muito com as pessoas, inclusive  comigo, que sou uma amante de ovos de páscoa! Para você ver caro leitor, como o design influencia os nossos sentidos.


O design me encanta cada vez mais pelo modo como ele consegue tocar as pessoas e mudar o seu dia – a – dia. Há coisas que o design faz que pode mudar completamente o hábito das pessoas, é o que podemos ver  neste vídeo.



O simples de fato de ter transformado os degraus da escada em teclas de piano, fez com que as pessoas optassem por não usar a escada a rolante. Afinal é divertido mexer com os nossos sentidos dessa maneira, você pisa e sai um som!